Enasec - João Pessoa/PB

Enasec - João Pessoa/PB

Posadas - Argentina

Posadas - Argentina

Cidade do Cabo - África do Sul

Cidade do Cabo - África do Sul

Cidade do Cabo - África do Sul

Cidade do Cabo - África do Sul

Santiago - Chile

Santiago - Chile

Santiago - Chile

Santiago - Chile

Londres - Inglaterra

Londres - Inglaterra

Londres - Inglaterra

Londres - Inglaterra

Desde o ano de 2014, o curso de secretariado executivo da Universidade Estadual de Londrina oferece a oportunidade aos alunos de realizarem viagens acadêmicas para outros países, com o intuito de aproximá-los a outras culturas, incentivar o aprendizado de línguas estrangeiras e proporcionar novas experiências em lugares diferentes.

As viagens são decididas por meio de votação, e os destinos são definidos de acordo com a língua nativa do país. Em um ano o destino é para um país de língua inglesa, em outro para um país de língua espanhola (que são os dois idiomas ofertados na grade curricular do curso), e assim são intercalados.

Dentre essas viagens, os alunos já puderam visitar países como Argentina, Chile, África do Sul e Londres. A primeira viagem realizada pelos alunos foi em 2014, cujo destino foi Posadas, na Argentina. No ano seguinte o destino foi a Cidade do Cabo, na África do Sul, e em 2016 os alunos conheceram a cidade de Santiago, localizada no Chile. No ano de 2017 a viagem foi planejada com destino à Londres, com duração de uma a duas semanas.

Viagens Acadêmicas

Site voltado para esclarecer dúvidas a respeito do curso de Secretariado Executivo Bilíngue, da Universidade Estadual de Londrina.

Grade Curricular e Corpo Docente

O Curso

Histórico

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) surgiu devido ao Decreto nº 18.110, de 28 de janeiro de 1970, proveniente da junção de cinco Faculdades.

Dentre os cursos ofertados pela Universidade Estadual de Londrina, pode-se encontrar o curso de Secretariado Executivo que foi implantado no dia 28 de fevereiro de 1994.

Na época de sua criação, o curso apresentava o objetivo de formar profissionais mais generalistas, porém este objetivo sofreu mudanças no decorrer dos anos e, hoje em dia, o curso apresenta o objetivo de formar profissionais mais polivalentes, mas com habilidades voltadas para a administração de empresas e também para a realização de eventos.

A primeira turma a se formar no curso de Secretariado Executivo pela UEL, iniciou suas atividades no ano de 1994, mesmo ano da primeira Semana de Secretariado Executivo da universidade, que após algumas edições do evento, passou a fazer parte de uma disciplina especial, em que os alunos do curso podem participar e colocar em prática seus conhecimentos e também obter maior experiência na área de organização de eventos, atualmente faz parte de uma disciplina regular do curso, realizada pelos alunos do 3º ano.

O curso tem duração de quatro anos e conta com uma grade curricular diversificada. Esses quatro anos de graduação são divididos em oito semestres tendo em sua grade curricular disciplinas semestrais e anuais. As disciplinas abrangem diversas áreas do conhecimento, como a área administrativa, áreas da comunicação, contabilidade, direito, economia, língua portuguesa, idiomas estrangeiros e eventos.

Dentre as disciplinas anuais, existem as disciplinas de línguas estrangeiras (inglês e espanhol), língua portuguesa, técnicas de redação comercial, e estágio em secretariado executivo (que atualmente é utilizada como trabalho de conclusão de curso). Ademais, dentre as disciplinas semestrais, existem as de comunicação organizacional, matemática financeira, direito empresarial, economia, técnicas secretariais, entre outros.

A carga horária do curso possui um total de 2.802 horas, sendo 1.394 horas de aulas teóricas, 1.054 horas de aulas práticas, 234 horas dedicadas ao estágio obrigatório e 120 horas para atividades complementares. As vagas ofertadas anualmente são de um total de 40 vagas, sendo que as mesmas são apenas para o período noturno.

O curso apresenta disciplinas optativas e também divulga cursos extracurriculares, relacionados à profissão do secretário executivo. Uma disciplina optativa já ofertada para o curso foi a disciplina de língua e cultura italiana.

Já a estrutura do curso conta com quatro salas fixas, uma para cada ano do curso e salas que são utilizadas para as aulas de inglês e espanhol (pois as turmas são divididas para que as disciplinas sejam ministradas com mais facilidade e melhores resultados no aprendizado). Também existem as salas de informática do Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA, que são utilizadas essencialmente por algumas disciplinas e esporadicamente por outras.

Atualmente, a equipe pedagógica é formada por profissionais de áreas diversas, sendo eles:

 
 

Contato

Rodovia Celso Garcia Cid,

Km 380, s/n - Campus Universitário, 86057-970

Londrina - PR

Tel: 3371-4640

Sala 22, pavimento térreo do Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA

 

E-mail: colegiadosecret@uel.br

Caso queira saber mais a respeito do curso, da profissão ou queira entrar em contato com a coordenação do curso para tirar suas dúvidas, os horários disponíveis para contato por telefone são das 8 horas às 12 horas ou das 14 horas às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Na quinta e sexta-feira também encontra-se aberto das 19 horas às 21 horas e 30 minutos.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

executivo

Regulamentação e Código de Ética

A Lei de Regulamentação da profissão do secretário executivo é a Lei Nº 7.377, de 30 de setembro de 1985, que visa definir as funções do profissional e também definir em que ocasiões o profissional pode ser considerado secretário executivo ou técnico em secretariado executivo.

Na mesma constam as diferenças entre o curso técnico e a graduação em secretariado executivo e especificações de cada um. O curso técnico, por exemplo, possui 900 horas de carga horária, já a graduação, possui 2.200 horas em média, por dispor de uma formação mais aprofundada (LEI Nº 7.377, de 30 de setembro de 1985).

O Código de Ética, publicado no Diário Oficial da União de 7 de julho de 1989, visa definir os direitos e deveres do profissional e também trata de questões relacionadas ao sigilo profissional e relações com empresas e entre os próprios profissionais.

De acordo com a FENASSEC, o Código de Ética é um instrumento de grande importância para uma boa atuação como profissional de secretariado executivo.

 
 

Empresa júnior é uma empresa ligada à uma instituição de ensino superior e a cursos de graduação, sendo composta por alunos de seus respectivos cursos. Os estudantes que participam da empresa júnior são voluntários, e trabalham em projetos ou serviços buscando obter experiência e capacitação para entrarem no mercado de trabalho.

A empresa júnior de secretariado executivo da Universidade Estadual de Londrina foi criada por meio dos trabalhos de conclusão de curso das alunas egressas Letícia Negrão de Souza e Patrícia Lapa Barbosa de Morais, que fizeram estudos a respeito das empresas juniores, levantamentos a respeito das mesmas e tornaram possível a criação de uma empresa júnior para o curso.

 

Patrícia Lapa, além de todas as pesquisas e levantamentos, apresentou um estudo de caso sobre o processo de implementação da Monsec, empresa júnior de secretariado executivo na UEL, processo que tirou o projeto de Souza do papel. 

No ano de 2013, a empresa júnior de secretariado executivo da UEL foi então efetivada, oferecendo um aprendizado extra para os alunos participantes e ofertando serviços para a comunidade interna e externa.

 

Os serviços oferecidos são: eventos, consultoria, recepção de estrangeiros, organização de arquivos, cerimonial, entre outros.

 

Monsec

Empresa Júnior

Conheça a Monsec: